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Dicas para melhorar a postura

Pensando em como te ajudar a melhorar a posturar e manter a saúde da coluna, montamos uma pequena série ilustrada com dicas simples que podem fazer toda a diferença no seu dia-adia:


Quando sentamos sobre a carteira, a sua altura compromete o equilíbrio de nosso quadril, forçando principalmente a coluna lombar.

Ao sentarmos sobre uma cadeira, nossas pernas devem ficar dobradas em um ângulo de 90°. Caso seus pés não toquem plenamente o chão, procure um apoio para colocá-los em cima. Se seus joelhos ficarem esticados, verifique se seu quadril está bem apoiada na cadeira (procure sentir os ossos do quadril sobre o assento). A coluna deve estar toda bem apoiada no encosto, não deixe de procurar um apoio para dar suporte para sua lombar. Outra possibilidade é a sua cadeira ser muito baixa para sua altura, procure então elevá-la para a altura correta.

Para evitar dores na coluna ao usar o notebook, procure deixar o aparelho em cima de um suporte para que a tela fique na altura de seus olhos. Utilize um outro teclado sobre a mesa e apoie os braços para digitar para não sobrecarregar ombros e cotovelos e correr o risco de desenvolver uma tendinite.

Cuidado para não ficar com o corpo muito inclinado sobre a mesa. Ao sentar-se para escrever, procure apoiar bem a coluna no encosto da cadeira. Um apoio para a coluna lombar pode ajudar a evitar dores.


Ao utilizar o celular, procure não inclinar o pescoço para baixo. Dependendo do ângulo de inclinação, o peso de nossa cabeça pode aumentar em até 27 kg. Esse aumento do peso pode causar dores, torcicolos e até mesmo hérnias. Para poupar sua cervical, levante o celular para a altura de seus olhos.

Atenção ao se abaixar, principalmente para pegar um objeto pesado. Quando for realizar o movimento, dobre os joelhos, com cuidado para não curvar a coluna lomba. Desse modo, você evita problemas na lombar e nos joelhos e reduz o risco de um travamento.

Muitas pessoas se queixam de dores, principalmente na coluna lombar, depois de dirigir. Quando for ajustar o banco, certifique-se que está na altura correta para você e que seus joelhos estão semiflexionados. É importante também manter a coluna encostada no banco, um apoio para a lombar pode ajudar a deixar a posição mais confortável e segura. Observe também se o cinto de segurança está preso na altura de seu peito e se não está apertando seu pescoço.

Ao carregar bolsas e mochilas, dê preferência para aquelas que possuem duas alças. As alças devem estar encaixadas nos dois ombros, evite usar as duas em um ombro. Procure posicionar a mochila no meio das costas, de modo que fique apoiada sobre a coluna lombar. Outra opção, indicada principalmente para as crianças, é utilizar uma mochila com rodinhas. Dessa maneira, você evita dores na coluna.


Para mais informações sobre o tratamento quiroprático e os problemas de saúde que podem ser tratados dessa forma, consulte um quiropraxista.


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