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Como manter-se saudável fazendo home office

Atualizado: Jun 12

Milhões de pessoas ao redor do mundo estão lidando com os desafios causados pelas medidas adotadas para conter o coronavírus. Uma das maiores dificuldades está sendo a adaptação do trabalho do escritório para casa durante o isolamento social e manter a saúde física e mental.

Nos ambientes de trabalho, é comum o uso de equipamentos e objetos voltados para a ergonomia, como cadeiras e mesas específicas. No ambiente doméstico, muitas vezes não dispomos desse tipo de suporte. Além disso, não temos em casa outros funcionários trabalhando conosco que possam nos distrair ou mudar a rotina, o que acaba fazendo com que passemos ainda mais tempo sentados em frente ao computador. Por mais saudável que a coluna de alguém possa ser, não há uma postura ideal que possibilite passar 8 horas sentada por dia. Levantar-se e movimentar-se é muito importante.

Atenção à ergonomia



Procure usar uma cadeira que você possa sentar-se confortavelmente, na qual seus quadris fiquem em posição neutra com seus joelhos dobrados na mesma altura, nem mais altos e nem mais baixos que a altura do quadril. Procure sentir os ísquios ao sentar-se, os famosos “ossinhos do bumbum”. A coluna também deve estar amparada e apoiada no encosto da cadeira, mas não perfeitamente reta, suas curvas devem ser preservadas. Uma toalha enrolada ou uma almofada podem ser um bom apoio para sua lombar. Perceba se seus pés tocam o chão. Os pés devem tocar plenamente o chão, proporcionando estabilidade para seus joelhos. Caso seus pés fiquem mal apoiados, procure um objeto para apoiá-los ou verifique se é possível ajustar a altura da cadeira.

É importante também que a tela do computador ou notebook esteja na altura dos seus olhos. Caso a posição que você está adotando esteja causando dor e desconforto, procure fazer ajustes em seu novo ambiente de trabalho para preservar a ergonomia e evitar futuros problemas na coluna. Confira nosso artigo ilustrado com dicas para preservar a coluna clicando aqui. Ele pode ser bastante útil para te ajudar na manutenção da saúde.


Descanse

Procure manter horários para o descanso em casa, preservando inclusive a pausa para o horário de almoço. Mais do que simplesmente manter uma boa postura, é essencial que intervalos sejam feitos para que você não fique sentado muito tempo. É recomendável uma pausa de 15 minutos a cada 45 minutos, no máximo 1 hora, sentado. Faça alongamentos durante esses descansos para evitar o desenvolvimento de uma tendinite, fraqueza muscular e possíveis lesões discais.

Pratique atividade física



Mais do que manter uma boa postura, é essencial que você se movimente. O corpo humano não suporta ficar tantas horas sentado. Após ficarmos algum tempo sentados, é comum inclinarmos o corpo para frente, principalmente os ombros e a cabeça. Essa posição pode causar dores e desconfortos e prejudicar o sistema nervoso, que pode precisar até mesmo retirar energia do seu sistema imune para sustentar-se. Dependendo da inclinação da cabeça, seu peso pode aumentar em até 27 quilos. Essa sobrecarga na cervical pode gerar muitas dores, não somente no pescoço, mas na cabeça, ombros, torácica, favorecer o surgimento de hérnias e prejudicar até o correto funcionamento da articulação temporomandibular (ATM).

Água e alimentação saudável

A ingestão de água é extremamente importante para a saúde e para que o corpo consiga se recuperar. Procure deixar uma garrafinha de água em sua mesa para não esquecer de bebê-la, ainda que não esteja com sede. Fique atento à quantidade de água que você ingere.

Normalmente as pessoas falam em tomar 8 copos por dia, aproximadamente 2 litros, mas essa não é uma verdade absoluta. De acordo com seu peso, essa quantidade de água pode variar. Quanto maior o peso, maior a necessidade de água. Dietas com mais sal, consumo de álcool e a intensidade do exercício físico praticado também demandam maior consumo de água.

Atenção se você tem sintomas de coronavírus ou qualquer outra doença que cause febre. A presença da febre aumenta a necessidade de água do corpo.


Atendimento quiroprático


Devido à pandemia, muitas clínicas de Quiropraxia estão fechadas ou com seu funcionamento reduzido. Procure profissionais que estejam atendendo e tomando as medidas preventivas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o uso de máscaras e álcool gel. As dores causadas pela má postura e sobrecarga podem ser bastante incômodas e debilitantes e as lesões podem se agravar bastante e gerar complicações futuras sérias, então não adie a visita ao quiropraxista se a dor aparecer. Atente-se ao currículo do profissional que fará seu atendimento, é importante que ele tenha a formação correta em Quiropraxia. A manipulação feita de forma incorreta por quem não detém conhecimento para realizá-la pode ser tão prejudicial quanto não tratar o problema.

Saúde mental

A preservação da saúde mental pode ser um desafio sem a presença de colegas de trabalho, principalmente para quem está de quarentena. O estresse e a ansiedade são muito prejudiciais para a saúde e podem impactar muito na saúde e na qualidade de vida. A meditação pode ajudar bastante na concentração para o trabalho e ajudar a manter a ansiedade e o estresse em níveis saudáveis. Entretenimento como livros, filmes e seriados também ajudam a distrair e a relaxar a mente. Não se cobre tanto e procure respeitar caso esteja esgotado mentalmente. Não hesite em procurar ajuda profissional. Durante o período de quarentena não há muitos atendimentos presenciais, mas muitos profissionais estão atendendo online e dando todo o suporte possível para seus pacientes.

Para mais informações sobre tratamento quiroprático e os problemas de saúde que podem ser tratados dessa forma, consulte um quiropraxista.

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